Eu sempre tive muita dificuldade em compreender o conceito de “aceitar aquilo que não se pode mudar”, que é uma frase bastante frequente em diversas tradições espirituais e que no yoga está relacionada ao contentamento (Santosha) e pacífica adaptabilidade (Kshanti).
Com é possível, em meio a uma sociedade marcada por discriminações e injustiças, apenas aceitar a realidade como ela é e me contentar com aquilo que não posso mudar?
Isso sempre me soou muito incoerente, papo de quem tá com a cabeça nas nuvens e não tem consciência social, afinal o que me levou ao yoga foi o inconformismo da realidade tal como ela se apresenta, querer mudar a mim mesmo para transformar a realidade na qual vivo, para que todos tenham uma vida digna e justa.
Porém, uma pequena mudança de perspectiva me fez enxergar as coisas diferentemente.
Quando pensava nesse assunto, eu dirigia minha atenção apenas ao presente. No entanto aquilo que não pode ser mudado é nosso passado, todas as circunstâncias que nos trouxeram até aqui.
Cada um de nós está em uma jornada diferente nesse plano, acumulando experiências agradáveis e desagradáveis, felizes e tristes, traumáticas e memoráveis.
Acontece que por vezes ficamos presos nessas experiências e isso pode nos deixar estagnados.
Um trauma de perder uma pessoa querida pode se tornar uma âncora que te impede de navegar por novos mares. Assim como o saudosismo de bons tempos da juventude pode te impedir de vivenciar o presente em sua máxima expressão.
O passado é o que é, não pode ser alterado, independentemente de se você fez coisas das quais se orgulha ou se arrepende.
"O que significa que o que quer que esteja acontecendo nesse exato momento, é tão divino quanto possível"
O yoga diz que todas as experiências são expressões da consciência divina, o que significa que o que quer que esteja acontecendo nesse exato momento, é tão divino quanto possível.
Libertar-se do passado não significa nega-lo ou reprimi-lo. É entender que o que passou fez parte de um processo de evolução e aprendizado, mas seu foco deve ser dirigido para o presente, para suas ações agora.
O que passou não pode ser mudado. O que virá é apenas uma ideia. O agora é o único momento em que posso escolher conscientemente minhas ações.
Por isso, não importa como foi sua vida até agora, você pode escolher conscientemente ser a mudança.
Comece onde está, sem julgamento, sem lamentações.
Decida agora qual o futuro que deseja trilhar e siga nesse caminho.
Sorte não te faltará se você estiver presente!
Harih Om
Muito muito bom o texto, amei!!