A tradição do yoga diz que todas as coisas são manifestações de uma única Consciência, o que faz com que todas as coisas sejam, de fato, uma só.
Mas ao ouvir que o universo é Uno e tudo é uma coisa só você pode se questionar: mas eu me vejo separado do outro, tenho um modo de vida diferente, vivências diferentes, como é possível que tudo seja uma coisa só?
Nesse ponto precisamos entender que tudo o que existe, incluindo você, é uma manifestação da Consciência, porém tal Consciência também limita a si mesma para poder experimentar a realidade a partir de várias perspectivas, ou seja, a Consciência experimenta a si mesma através de diferentes pontos de vista.
A Manifestação no Sonho
Para entender esse conceito, analisemos o que ocorre durante o sonho:
Quando você sonha, você tem a experiência de todo um universo onírico. Vamos supor que você sonhe estar em uma cafeteria. O garçom te traz um café, você pega a xícara, toma um gole, sente a temperatura do café, o gosto. Então você coloca o café novamente na mesa, se levanta, atravessa a porta da cafeteria e sai na rua. Um cachorro está solto, vem latindo na sua direção e você corre. De repente você acorda.
A pergunta é: para onde foi a xícara que você estava usando? Onde está o cachorro que te assustou? Para onde foram todas as coisas e pessoas que estavam no seu sonho?
Quando você sonha, todo o universo do sonho é feito de uma única substância, a Consciência. Porém, a própria consciência torna-se localizada, ou seja, limita a si mesma para ter a experiência de si própria através da perspectiva do sonhador.
Não existia uma xícara feita de algo chamado matéria, tão pouco existia um cachorro separado de você, porém, da perspectiva do sonhador tais coisas aparentavam estar separadas, pois a sua própria limitação criou em sua mente a ideia ilusória de separação.
Quando a pessoa acorda, ela percebe que tudo era um sonho, apenas uma projeção da consciência. Tudo era uma coisa só que se tornou aparente para o sonhador.
Esse mesmo conceito é utilizado para explicar a realidade que experimentamos. Tudo é expressão da Consciência, porém, cada indivíduo é uma “localização” dessa Consciência e dessa forma todas as experiências são experiências da que acontecem a parti dessa limitação.
Esse é o grande ensinamento de toda a tradição do yoga: você já é aquilo que você busca! Não há nada que te falte, a sensação de separação é apenas aparente, um truque da mente.
Você já é pleno, pois você é a própria Consciência Divina.
Harih Om
Comments